segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pará fechou o primeiro semestre com a 13a maior arrecadação.


Belém 04 de Outubro de 2009 BUSCA:

Dados do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) mostram que a arrecadação de IPVA no Pará - a maior da região Norte - cresceu cerca de R$ 2 milhões, se comparada à dos oito primeiros meses de 2009 em relação a 2008. Atualmente, o Estado é o 14º maior arrecadador de IPVA do Brasil, superando estados como Amazonas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

No caso o ICMS, o Pará também lidera o ranking do Norte do país, detendo 34,82% de participação na arrecadação total da região.

Segundo o relatório do Cotep (Comissão Técnica Permanente do ICMS), o Estado fechou o primeiro semestre ocupando a 13ª maior arrecadação do Brasil, deixando para trás unidades federativas importantes como o Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Amazonas. O Pará detém fatia de 2,08% do total arrecadado com ICMS em todo o país. Conforme avalia Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o fator determinante para firmar a arrecadação do ICMS no Estado se deve ao fato da indústria paraense manter boa parte dos empregos e, principalmente, segurar a questão salarial, que também é um agente que recai sobre o comércio, devido ao poder de compra. 'Pelo menos 93% dos acordos salariais fechados no Estado no mínimo zeraram as perdas. Em alguns casos, tivemos até ganhos reais', revela. Contudo, mesmo com o mercado interno reagindo, Sena lembra que o Pará é um Estado eminentemente exportador.

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário