quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O ônus das alianças políticas


Postado por Jeso Carneiro em Artigos, polí­tica

por Tiberio Alloggio

Há tempo venho sustentando a tese de que o foco principal do PMDB em 2010 não é uma coligação nacional junto ao PT com direito a vice-presidência.

O objetivo primário peemedebista continuará sendo a manutenção das duas maiores bancadas no Congresso Nacional. Principalmente no Senado Federal, onde o comando, além de mais apetível, é mais controlável.

Se o PMDB conseguir esse seu escopo, fará de qualquer presidente que venha a ser eleito, um dependente do Congresso, e dele também claro.

Se meu raciocínio se confirmar, as bases regionais do PMDB em 2010 deverão ficar ao lado de quem mais lhe ajudar a vencer nos estados. Para tanto, o PMDB (como sempre) não marchará unido. E só ficará com Dilma se essa tiver chances reais de vitória.

Por essa razão, onde poderá ocorrer uma disputa (senador e/ou governador) entre um peemedebista e um petista, ambos com possibilidade de vitória, o PMDB pressionará pela retirada do concorrente petista. Em nome, da coligação nacional.

No cenário de 2010, três Senadores do PT em final de mandato estão pretendendo disputar espaço nos estados com candidatos peemedebistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário