quarta-feira, 20 de junho de 2012

Confira a lista dos políticos inelegíveis no Pará.

No Pará são quase 300 políticos com as contas reprovadas.

Odair Corrêa e Oti Santos estão inelegíveis Pará - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta terça-feira (19) a relação de nomes de todos os gestores públicos federais, estaduais e municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por irregularidades durante o exercício na administração pública. A lista contém cerca de sete mil nomes de políticos de todas as unidades federativas do Brasil.

No Pará cerca de 300 tiveram as contas reprovadas. Entre eles, o ex-prefeito de Belterra, Oti Silva Santos e o ex-vice-governador do Estado, Odair Corrêa.
leia também...

Autor dos disparos que matou jornalista é paraense
Suspeito de participar de morte de jornalista é assassinado

A Justiça Eleitoral deve julgar se as irregularidades verificadas pelo TCU sujeitam seus autores a inelegibilidade. A ação deverá ocorrer nos julgamentos de eventuais processos em andamento relativos a esses casos. A relação do TCU será encaminhada aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A listagem completa está disponível no link Contas Irregulares - TCU.

Os próprios candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita com base em petição fundamentada.
O Ministério Público também pode impugnar pedidos de registro de candidatura. A decisão sobre cada caso ficará a critério do juiz eleitoral da circunscrição.

Lei da Inelegibilidade
Segundo a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.


Com informações de TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário