quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fugitivos da Penitenciária "Ferrugem" em SINOP-MT são presos em Itaituba-PA.


Aproximadamente 36 detentos fugiram por um túnel da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira "Ferrugem", em SINOP Mato Grosso, três dos que fugiram foram recapturados na cidade de Itaituba no Oeste do Pará. A fuga aconteceu no inicio de maio. Saiba como foi!

Os presos pertenciam ao raio amarelo. Eles esperam escurecer e por volta das 19h  fizeram a fuga. Inicialmente, o túnel teria mais de 11 metros de extensão e "saiu" do lado de fora do muro. Cerca de 100 soldados estiveram no local para tentar recapturar os foragidos. Os policiais se posicionando em locais estratégicos no Alto da Glória, onde fica o presídio. Vários deles se embrenhados na mata inclusive as guarnições do Cotar.

Túnel cavado pelos detentos para fugir.
O Presídio Ferrugem fica localizado a cerca de 15 quilômetros da sede do município. Três reeducando não quiseram fugir e permaneceram na cela. A PM, também ganhou apoio da Policia Rodoviária Federal, que faz a interceptação da BR 163 para tentar capturar os detentos.

Terra tirada do túnel dentro de sacos de pano.
Há muitas matas nas proximidades  que são reservas de fazendas e sítios, o que dificulta a captura. Alguns uniformes de cor alaranjada pertencente aos  presidiários foram encontrados na mata.

  Grade cerrada pelos detentos para fugir.
O esquema do túnel? Os presos conseguiram furar o concreto do piso, em um canto escondido da cela, e comaçaram a escavação (não se sabe há quantos dias). Eles usavam hélices de ventiladores para escavar a terra, que era retirada do buraco e levada para dentro da cela.

Barro retirado do túnel.
Para esconder o volume de terra, os detentos acondicionavam o material em sacos feitos com camisetas e lençóis. Depois empacotavam estes sacos em cima das camas, que são feitas de concreto. Um lençol era usado como uma cortina para dificultar a visibilidade dos agentes prisionais.

Ventilador usado para cavar o túnel.
A escavação deu acesso ao lado externo, próximo à torre de vigilância de número três. A polícia suspeita que familiares tenham dado cobertura na parte externa da unidade, já que um dos fugitivos foi recapturado há 15 km de distância, com cerca de uma hora que havia deixado a Ferrugem.
 Antonio Sérgio Correia.


Aparecido de Sousa


Wagner de Sousa Carvalho

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/
Reprodução: Blog do Junior Ribeiro Itaituba-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário