sexta-feira, 1 de junho de 2012

Autoridades se reuniram para debater segurança pública na Câmara Municipal.


Na última quarta-feira (30/05), autoridades e representantes da sociedade civil progressense, se reuniram para tentar resolver a questão da segurança pública do Município, motivo; aumento números de assaltos a mão armada , acidentes e outros crimes com freqüência.

Estiveram presente o Juiz da Comarca de Novo Progresso Excelentíssimo Doutor Antônio José dos Santos, Promotor de Justiça senhor Izaac Sacramento da Silva, Delegado Dr. Caio Carmelo Rocha Lobo, Major Cardoso, Prefeito em exercício Ricardo Faccin,  Secretário de Administração Municipal senhor Fernando Segatto  e representantes da sociedade civil como o senhor Fábio Sanches da Construnorte, o senhor Elias Espinelli representando a maçonaria e o Presidente a Câmara Municipal senhor Ubiraci Soares, Vereador Adécio Piran e Vereador  Wagner Lopez.

O Secretário de Administração Fernando Segato se pronunciou falando da sua preocupação com a segurança da sociedade e pediu ao Delegado e ao Major que mostrassem uma solução, para que o executivo pudesse apoiar.

O Major Cardoso disse que o problema da Polícia Militar, é a falta de material humano, ou seja; falta de policiais segundo ele, por dia ele conta com apenas quatro policiais e uma viatura rodando na cidade e com isso se torna praticamente impossível prestar serviço de qualidade.

Major afirma  já pediu à prefeita, ajuda para trazer pelo menos 15 policiais para reforçar o efetivo da PM.

Em seguida o Delegado Caio Ribeiro, propôs que trouxessem três homens por semana da SUSIP de Itaituba, para fazer a guarda dos presos, para que ele possa colocar seus homens nas ruas, para cumprir o seu papel que é de investigar crime.

O Secretário de Administração disse que o Executivo vai correr atrás de um local, ou a construção de uma casa de apoio a estes agentes, se chegarem a um consenso de virem para Novo Progresso.

O Promotor de Justiça disse que os pais de menores devem ser responsabilizados pelas infrações dos filhos, para que assim possam segurar seus filhos em casa.

Disse também que não há como apreender essas crianças, sem ter um local para levá-los na noite ou madrugada, também explanou que não teria coragem de levar um ser humano para aquela jaula, ele se referiu à cadeia da Delegacia Civil.

O Juiz da Comarca de Novo Progresso, disse que nunca esteve alheio aos problemas do Município, falou que Novo Progresso tem hoje cerca de 8 mil processos em tramitação pra uma cidade com apenas 25 mil habitantes, esse número é preocupante.

E acha que uma forma de combate a esses crimes, é a geração de emprego, melhorias na saúde e na educação. Disse também que a Polícia Militar tem que ser fortalecida e tem que ter mais viaturas com sirenes, finalizou dizendo que o crime que mais abomina é o roubo e que vai combater identificando e prendendo estes bandidos.

Depois o Promotor voltou a falar e disse que vai reunir com o Secretário de Segurança pública Estadual, para juntos acharem uma solução para Novo Progresso. A reunião ficou num clima tenso quando o Vereador Adécio Piran(PDT), falou com indignação dizendo que hoje o cidadão tem medo da Polícia Militar e que estão agindo segundo ele como bandidos e sugeriu que primeiro tem que investigar  a própria Polícia para separar os joio.

E quanto à opinião do Vereador Adécio Piran, o comandante enfatizou dizendo que tem pouco tempo a frente do comando da PM em Novo Progresso  e que já vê resultados no seu serviço, pois segundo ele é o que prova a sua estatística de trabalho dentro de Novo Progresso,  quando recebeu o quartel, estava caindo aos pedaços e hoje mesmo em pouco tempo, a situação é outra. A promotoria solicitou ao meritíssimo que as transações penais fossem transferidas em numerários evitando as cestas básicas para que este montante seja disponibilizado para ajudar as policia civil e militar em necessidades estratégicas e urgentes. Ao final foi lembrado que nesta data o juiz da comarca celebra a vitaliciedade pelo trabalho reconhecido em favor da sociedade progressense, foi agraciado com aplausos e honras e mencionado que enquanto seus colegas estão em Belém na cerimonia o meritíssimo participa desta reunião em favor da população de Novo Progresso.O Prefeito em exercício Ricardo Faccin encerrou a reunião comentando que  repassara a prefeita sobre o encontro e vai propor uma realização de audiência publica pra debater sobre este assunto.



Fonte/fotos: Redação Jornal Folha do Progresso – Por: Nido Figueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário