terça-feira, 19 de junho de 2012

Aconteceu no dia 14 de junho de 2012 em Itaituba, audiência pública para licença de instalação do projeto tocantinzinho.


À audiência contou com a presença de varias autoridades do governo estadual, municipal e várias lideranças de diversos setores, o evento foi coordenado pelo secretario de estado de meio ambiente o senhor José colares. O senhor Líncon diretor da Brasauro Recursos Minerais que é proprietária do projeto informou que Novo Progresso também será de grande importância para o projeto, pois precisaremos de mão de obra da região, isso é um dos compromissos do projeto afirmou o Diretor da empresa, além da compra de materiais e insumos básicos. Considerando que o projeto se encontra na APA do tapajós, tendo como ponto de acesso a rodovia transgarimpeira, adentrando 68 km tendo como ponto de partida, a entrada do garimpo mamoal, com isso a energia para o projeto será ligada no Município de Novo Progresso.

. A mina têm 60 toneladas de ouro comprovada, com possibilidade de aumento ao longo da pesquisa, foi informado ainda que a MINA terá vida útil de aproximadamente 12 anos, e produzirá em média 4,9 toneladas de ouro ao ano, e vai gerar 600 empregos diretos dentre eles muitos serão técnicos em mineração, por isso acredito que o curso de técnico em mineração será de grande importância para o Município de Novo Progresso.
A direção de Empresa informou ainda que a Brasauro Recursos Minerais investirá 385 Milhões de dólares no projeto Tocantinzinho.
Mais tarde em reunião com o Secretario de Meio Ambiente o senhor José Colares e várias outras lideranças do Estado, ICMBIO e um grande grupo de garimpeiros, o Secretario foi taxativo quando disse ( A SITUAÇÃO DAS PC NO GARIMPO É GRAVE, A DEGRADAÇÃO ESTÁ DESCONTROLADA, MEDIDAS RIGOROSAS SERÃO TOMADAS. )
Fica aí um alerta para os proprietários de PC, que nem se quer vai ao sindicato pra se informar como está a situação ambiental na região.



Por:Joãp Garimpeiro, para o Jornal Povos da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário