quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mais de 500 índios foram mortos desde 2003 no Brasil.


Em 2011, foram assassinados 51 indígenas; MS concentra 62% dos casos.

Índios do Brasil

Levantamento feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), indica que desde 2003 mais de 500 índios foram assassinados no país. Somente no ano passado foram 51 casos, o equivalente à morte de um indígena por semana. Em relação ao ano anterior, houve redução no número de índios assassinados – haviam sido 60 casos em 2010.

Os dados fazem parte do Relatório Anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil que será divulgado na manhã desta quarta-feira (13) pelo Cimi. No dia em que será aberta a conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro, os dados indicam ainda crescimento de danos ambientais em terras indígenas.

Dos 51 mortos no ano passado, 41 eram homens, afirma o relatório do Cimi. Entre as 51 vítimas estavam ainda quatro menores de 18 anos – um deles um bebê de 9 meses que morreu esfaqueado em novembro do ano passado em meio a uma discussão em aldeia de Santa Helena de Minas (MG).

Dos casos apontados pelo conselho indigenista e registrados em 2011, em 28 situações a morte ocorreu por conta do uso de armas brancas, como facões ou foices. Foram 15 assassinatos com armas de fogo e cinco estrangulamentos. Segundo o relatório, “19 assassinatos foram resultado de brigas, sendo que em 13 casos houve consumo ou abuso de álcool como elemento facilitador”.

                     Assassinatos de índios em 2011

Estado
           

Povo Indígena
           

Mortes
Mato   Grosso do Sul        Guarani-Kaiowá,   Terena, Guarani Nhandeva e
Ofayé-Xavante       32
Bahia             Pataxó           5
Pernambuco           Xukuru          3
Alagoas         Katokim        2
Maranhão    Kanela   e Timbira 2
Minas   Gerais         Maxakali       2
Rio G.   do Sul         Kaingang      2
Acre   Poyanawa    1
Pará   Guajajara     1
Tocantins     Karajá           1
Total   de vítimas    51


Fonte: Relatório Anual de Violência Contra os   Povos Indígenas – CIMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário