sexta-feira, 8 de junho de 2012

Simão Jatene boicota administração de Maria.



Maria do Carmo desabafa e diz que Governador fecha as portas para Santarém


Até o dia 08 de junho o governo do Estado tem que oficializar através de um documento a indicação de que a cidade de Santarém deverá servir como centro de treinamento das seleções que irão disputar a Copa do Mundo em 2014. O problema é que apesar dos esforços da prefeita Maria do Carmo, ela não consegue falar com nenhuma autoridade governamental na capital do Estado. Conclusão, por conta desse chá de cadeira que o governo Jatene está dispensando à prefeita Maria do Carmo, Santarém pode perder a chance de ser o centro de treinamento do encontro de seleções de futebol internacional.

“Eu não consigo dialogar com o governo do Estado para que me esclareçam se está sendo feito ou não alguma negociação nesse sentido”, disse a Prefeita. “Eu não consigo falar com ninguém do governo do Estado. Tenho ligado insistentemente, tento marcar audiência, mando pessoas até Belém, mas não tenho conseguido diálogo com o governo Estadual”, desabafou a prefeita de Santarém.

Por conta desse silêncio do governo Jatene, que pode muito bem ser um sinal de boicote ao município de Santarém, tenha ou não conotação política, por ser a prefeita Maria pertencente ao Partido dos Trabalhadores, restou à prefeita fazer um apelo através do jornal O Impacto: “Eu gostaria até de apelar para algumas lideranças locais do PSDB que tivessem esse cuidado com nossa cidade. Eu espero que pelo fato de eu ser do PT eu não fique de fora, por ter sido levado essa condição política em consideração”, desabafa.

Com a falta de diálogo, a Pérola do Tapajós perde com a chance de alavancar o turismo em âmbito internacional: “Estou externando, principalmente para a sociedade desportiva santarena minha preocupação, pois o prazo é até hoje, sexta-feira, dia 08”, fala a Prefeita. “Se não for, Santarém não tem nem a chance de concorrer entre as demais cidades”, finalizou a prefeita Maria.

Colosso do Tapajós será subsede da Copa: O estádio Colosso do Tapajós foi cedido à Federação Internacional de Futebol (FIFA) e ao Comitê Organizador da Copa de 2014 para ser um dos Centros de Treinamento das seleções participantes do mundial. A formalização oficial foi realizada na tarde de quarta-feira (6), depois que o secretário de Esporte e Lazer do Estado, Marcos Eiró, assinou um contrato. Ele também apresentou o projeto de reforma do Colosso do Tapajós, seguindo orientações repassadas pelo Comitê da Copa em reunião realizada em fevereiro deste ano. Nos próximos dias, uma equipe de técnicos estará na cidade Pérola do Tapajós fazendo um trabalho de levantamento das potencialidades turísticas, infraestrutura, hospitais, condições do trânsito e hospedagens.

Prefeita mantém palavras: Enquanto isso acontece, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, permanece ignorada pelo governo do Estado. Segundo ela mesma declarou a equipe do jornal O Impacto, na noite de quarta-feira: “Apesar da decisão oficial divulgada pelo secretário Marcos Eiró, eu sequer fui comunicada”, disse a Prefeita. Segundo a gestora santarena, a divulgação da decisão em manter Santarém como Centro de Treinamento da Copa, deveria ser de comum acordo com ela, por ser autoridade máxima do Município e estar à frente dos projetos de melhorias na infra-estrutura do Estádio municipal. “Eu deveria ser informada oficialmente sobre essa decisão, pois precisamos conversar e traçar planos, já que o estádio ficará fechado por vários meses devido sua reforma. São Raimundo e  São Francisco ficarão impossibilitados de bancar seus jogos em Santarém, por isso deveríamos sentar e conversar, mas isso não aconteceu. Eu continuo sendo ignorada pelo governo do Estado do Pará”, finalizou Maria do Carmo.

Por: Carlos Cruz



Procissão de Corpos Cristi em Novo Progresso

A procissão de Corpos Cristi em Novo Progresso chamou a atenção pela linda decoração das Ruas e da Igreja que ficou lotada de fieis para assistir a celebração da Santa Missa, a colaboração da população no enfeite das ruas e da Igreja foi motivo de agradecimento do Padre José Viani, muitas crianças também participaram ativamente da decoração.

Para ver as melhores fotos de mais este evento religioso, entrar na seção de fotos deste site na pagina Belezas Culturais da Amazônia , pasta: Procissão Corpos Cristi.


www.povosdaamazonia.com.br





Norte Energia ameaça liderança comunitária

“Eles disseram que vão destruir minha casa e me multar em 10 mil reais”


Norte Energia ameaça liderança comunitária de demolir sua casa com força policial por participar de organização de encontro paralelo à Rio +20. O pescador e liderança da comunidade de Santo Antonio, Élio Alves da Silva, recebeu no início de junho um ultimato para abandonar a sua casa. Segundo ele, advogados da Norte Energia, que já desapropriou a maioria das habitações da vila, disseram que sua casa será demolida nesta quarta (6), e ele poderá ser multado em R$ 10 mil. Élio é presidente da Associação de Moradores de Santo Antonio, onde acontecerá um encontro dos atingidos por Belo Monte, o Xingu + 23.

Assim como a maior parte dos moradores da vila, o pescador já foi oficialmente despejado, mas fechou um acordo verbal com a Norte Energia para permanecer no local para acompanhar, como presidente da Associação, o processo de remoção das famílias. “Mas no dia 1º, um advogado e um outro cara [da Norte Energia] levaram uma papelada pra eu assinar. Disseram que iam derrubar a minha casa e que eu precisava assinar [para autorizar]. E que se eu não autorizasse, ele ia lá com a polícia, derrubava a casa e me dava uma multa de 10 mil reais. Eu não assinei e nem vou assinar, e pra derrubar meu barraco só se passar por cima de mim primeiro”.

Nesta terça, Élio procurou a empresa para negociar. “Me deram um prazo de 48 horas, que vencia ontem. Aí eu fui lá na Norte Energia, e eles disseram que vão derrubar amanhã”, relata o pescador. “Eles disseram que já passou tempo demais, que o meu tempo de desocupar já venceu e que, já que eles são os donos da área, eu teria que sair”.

Envolvido na realização do que pode vir a ser a última missa de Santo Antônio, atividade que abre o encontro, Élio acredita que esteja sendo perseguido politicamente. “Isso aí é pressão por causa do Xingu +23?, afirma. “Eles atrasaram dois meses a carta de crédito [indenização pela casa], e agora fazem isso?”

Élio teve a indenização de sua casa avaliada em cerca de 25 mil reais. Por considerar o valor baixo demais, optou por receber como mitigação a carta de crédito, que permitiu que ele comprasse uma pequena chácara onde agora planta cacau. “Queria mesmo era continuar cuidando de peixe, mas não achei terra perto do rio que eu pudesse pagar”, conta. Élio também tem sofrido de dores nas costas e no peito, graças à mudança nos hábitos de trabalho.

Mesmo tendo conseguido a nova terra, a mais de 30km do rio mais próximo e a 80km de onde atracava sua canoa, Élio, como liderança comunitária, exigiu que a empresa permitisse que ele permanecesse na vila, para que pudesse acompanhar as remoções.

Como a comunidade foi desapropriada às pressas e de maneira precarizada, muitas outras famílias continuam vivendo no local; ou porque usam a escola, ou porque ainda não receberam indenizações ou cartas de crédito, ou porque estão sendo processadas judicialmente pela empresa.



Fonte: Movimento Xingu Vivo Para Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário