De acordo com a companhia, a primeira medida é a extinção das operações de voo. Como consequência do encerramento das operações, a Webjet desliga aproximadamente 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.


"A Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Com os novos patamares de custo do setor no Brasil, esse modelo deixou de ser competitivo", explica a Gol.

Assistência aos passageiros e aumento de custos

A companhia informou ainda que os clientes e passageiros da Webjet terão a assistência da Gol e terão seus voos garantidos. A partir desta data a Gol ficará responsável por todos os serviços de transporte aéreo e assistência a esses passageiros.
Com essa decisão e as consequências dela decorrentes, a companhia estima um aumento pontual de custos durante o quarto trimestre de 2012. Segundo a empresa, tais medidas deverão resultar em uma operação mais eficiente a partir de 2013.

Com relação à frota Boeing 737-300 da Webjet, estima-se a devolução total das 20 aeronaves até o final do primeiro semestre de 2013, sendo 16 dessas devolvidas até o final do primeiro trimestre do próximo ano.

"Nesse cenário de redução de sua frota, a Gol prevê uma redução da oferta doméstica (ASK) entre 5% e 8% no primeiro semestre do ano de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012", afirma a companhia em nota.

"Essas medidas reforçam o comprometimento da Gol na recuperação de suas margens operacionais e na sustentabilidade do negócio", conclui a companhia.


Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 23/11/2012 10:13