quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Índios e policiais federais são baleados no Pará


OPERAÇÃO ELDORADO-Um confronto entre índios da etnia Mundurucu e a Polícia Federal na cidade de Itaituba (PA) durante a Operação Eldorado, deflagrada nesta terça-feira (6), resultou em quatro feridos, 2 policiais e 2 índios, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Alta Floresta.

O esquema de exploração ilegal de ouro desmontado pela PF, envolvia índios, garimpeiros, empresários e até um oficial da Marinha. Além do Pará, a ação também foi deflagrada em Mato Grosso e mais 5 estados. Em Cuiabá, foram presos os empresários Valdemir de Melo e seu filho Arthur de Melo, donos da Parmetal. Para a Polícia Federal, o esquema, classificado como articulado e complexo operava há pelo menos 5 anos. Eles são apontados como mentores e principais operadores do esquema.

Para o delegado da PF, Wilson Rodrigues de Souza Filho, o esquema possuía ao menos 4 etapas: a extração, a transformação em ouro legal, o transporte para os grandes centros como São Paulo principalmente, e a comercialização com investidores.

Na região Norte do Estado, onde foram feitas ao menos 6 prisões, os agentes destruíram 16 dragas, usadas na exploração ilegal do minério, às margens do Rio Teles Pires. Foram cumpridos mandados nos municípios de Alta Floresta (803 km ao norte da Capital) e Matupá (695 km ao norte da Capital).Alessandra Neves, repórter do GD Foto:Midianews


Publicado por Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário