terça-feira, 27 de novembro de 2012

ITAITUBA SE DESTACA NO II SEMINÁRIO DE JORNALISMO E MIDIA TRAINING DO OESTE DO PARÁ

ITAITUBA SE DESTACA NO II SEMINÁRIO DE JORNALISMO E MIDIA TRAINING DO OESTE DO PARÁ




Os profissionais da Imprensa de Itaituba, da escrita, telejornalismo, radio jornalismo e de Blogueiros se destacaram como a segunda maior delegação do evento II Seminário de Jornalismo e Mídia Training do oeste do Pará com 19 profissionais inscritos, em evento que ocorreu nos dias 23 e 24 deste mês em Santarém.


O evento denominado II Seminário de Jornalismo e mídia Trainning do Oeste do Pará promoveu palestras e oficinas divididos entre os auditórios da UFOPA e do IESPES.

Os 19 profissionais de imprensa da TV Tapajoara, Bandeirantes, rede TV e Globo e pela imprensa escrita Jornais Folha do Oeste (Francisco Amaral) Tribuna do tapajós (Nazareno Santos), Rádio Tapajoara AM(Antônio Kaiser) e Acadêmicos de faculdades de Itaituba participaram ativamente de toda a programação.

As oficinas ocorreram todas no sábado dia 23, sendo que abertura do evento ocorreu na sexta com palestras proferidas pelo presidente da Federação Nacional dos jornalistas Celso Schôdrer que explanou o tema que jornalistas a sociedade exige, formação informação de qualidade. Já a presidente do Sindicato de jornalistas do Pará, Sheila Faro discorreu também sobre as ações do Sinjor e a importância da união e crescimento da categoria.

Manuel Dutra avaliando a imprensa na região disse que Itaituba representa muito mais força midiática do que Santarém pelo excelente nível dos seus profissionais. As oficinas foram ministradas por Sheila Faro (Assessoria de Imprensa), Rogério Paiva (telejornalismo), a edição jornalística e suas implicações penais com Albanira Coelho, Mídia training (Rosa Cardoso, Assessoria digital WEB 2.0 (Luciano Santabrígida, e culminando com o tema principal do evento que foi o tema Ética e Jornalismo: Fronteiras da cidadania com a renomada repórter global Cristina serra acompanhada na mesa dos debates pelos jornalistas Jota Ninos e Manuel Dutra.

O tema mais explorado no encontro foi à polêmica entre os jornalistas diplomados e não diplomados e o que seria ética no trabalho dos profissionais de imprensa. Cristina Serra sintetizou alguns pontos colocando que o jornalista tem que ser honesto consigo mesmo ouvindo os dois lados de um fato e que a notícia deve ser antes de anunciada, ser apurada para que não se torne boato, mas notícia de fato. Cristina Serra falou sobre sua trajetória profissional iniciada no Rio de Janeiro, já que precisou deixar o Pará para buscar novos horizontes profissionais no jornalismo TELEVISIVO.

Outro aspecto relevante no seminário foram as denuncias de censura contra a imprensa regional onde foi tornado publico a ação do promotor que ordenou o fechamento do Blogueiro Valdecir de Uruará, além de ameaçar o mesmo de prisão. A presidente do Sinjopr Sheila faro reagiu indignada e disse que o sindicato vai a Uruará dar apoio ao blogueiro para que dessa forma a imprensa não possa ser cerceada por ameaças de quem se acha no direto de censurar a livre informação.

Sugeriu que os municípios do oeste do Pará se organizem profissionalmente para fortalecer os profissionais da imprensa inclusive propondo que se sindicalizem como provisionados no Sinjor. Em Santarém ao término do Seminário foi empossada a nova diretoria da delegacia do Sinjopr integrada por Jota Ninos, Rosa Rodrigues, Minaci Andrade, Edinaldo Rodrigues e Ronilma Santos.
Auditório da UFOPA, lotado


Sheila Faro, presidente da Sinjor


Tribuna Tapajônica


Nenhum comentário:

Postar um comentário