quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UFOPA realiza II Semana da Consciência Negra.


Cartaz da Semana da Consciência Negra que acontece de 28 a 30 de novembro, em Santarém


Semana da Consciência Negra II 2012

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio dos programas de extensão “Africanidades em sala de aula” e “Mapeamento das casas/terreiros de religiões de matriz afro e/ou ameríndia da cidade de Santarém”, e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) realizam a II Semana da Consciência Negra da UFOPA e o III Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Santarém-PA, de 28 a 30 de novembro de 2012.

O evento contará com palestras, oficinas, debates, exibição de filmes e atrações culturais, que acontecerão nos campi Rondon e Tapajós da UFOPA, na Escola Municipal Sofia Imbiriba e no Amazônia Boulevard. A conferência de abertura, “África: do sonho da ‘Independência’ (1960) à armadilha da Globalização (escravatura moderna)”, será proferida por Elói Biquer Silva Rosa Gomes, doutorando do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e natural da Guiné-Bissau, mediado pelo Prof. Luiz Fernando de França (Letras/UFOPA). A abertura acontece a partir das 18 horas do dia 28/11 no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon.

Inscrições

A participação no evento é aberta a toda a sociedade. As inscrições são gratuitas e estarão sendo feitas até o dia 28/11 na SEMED (Av. Rui Barbosa, 1491 – Centro), no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n – Caranazal) e no Campus Tapajós (R. Vera Paz, s/n – Salé).

São oferecidas as seguintes oficinas, com vagas limitadas:

- Africanidades em sala de aula: elaborando materiais didáticos para Educação Básica (Prof. Luiz Fernando de França e bolsistas – UFOPA);

- Capoeira Angola (Grupo ANGOLAL);

- Capoeira Regional (ACAMP);

- Cartografia Social Quilombola (Profa. Judith Costa Vieira – UFOPA);

- Educação para as relações étnico-raciais e a educação infantil (Nonata Passos – SEMED);

- Etnomatemática (Profa. Patrícia da Silva – SEMED);

- História da África (Elói Biquer Silva Rosa Gomes – NAEA/UFPA);

- Organização das mulheres quilombolas (Águida Vasconcelos – SEMED/FOQS);

- Territórios quilombolas e regularização fundiária (Givânia Silva – INCRA/Brasília).

Confira e programação completa em http://www.africanidadesufopa.com/.

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2013 da UFOPA

Além de reservar 50% das vagas aos cotistas, a universidade oferta 1 novo curso

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para ingresso no primeiro semestre de 2013. Os candidatos têm o período de um mês, de hoje até 27 de dezembro de 2012, às 23h59 (horário de Santarém/PA), para realizar inscrição, gratuita e exclusivamente via Internet, através da página eletrônica www.ufopa.edu.br/psr2013. Podem candidatar-se pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2011 e/ou 2012. O Processo Seletivo 2013 da UFOPA adotará como referencial a maior média obtida no ENEM entre os dois anos citados. Ao todo, serão ofertados 33 cursos, sendo um novo: o de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Este ano, a UFOPA oferta um total de 1.150 vagas para a Formação Interdisciplinar 1, etapa inicial da universidade, com duração de 1 semestre. As vagas distribuem-se entre os turnos matutino, vespertino e noturno, sendo que o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar os turnos por ordem de preferência. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação e opção nos turnos. É importante observar que o turno de oferta de cada curso, a partir do segundo semestre interdisciplinar, pode ser diferente do turno do semestre inicial, conforme Anexo III do Edital.

Cotas sociais

A universidade reservará 576 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, conforme a Lei Nº 12.711, de 16 de agosto de 2012, e a Portaria Nº 18, de 11 de outubro de 2012. Vale destacar que as instituições poderiam implementar a nova lei federal, na sua totalidade, em até 4 anos, mas a UFOPA optou por adotá-la integralmente já no Processo Seletivo 2013, em virtude das especificidades apresentadas pelos candidatos que ingressam na universidade. O candidato que optar pelo sistema de cotas deverá ter cursado integralmente o ensino médio no sistema público de ensino e atender aos critérios previstos na Portaria Nº 18. No ato da inscrição, ele deve informar que deseja concorrer às vagas do sistema de cotas e, ainda, se é oriundo de família com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, além de sua etnia e/ou cor. As vagas serão preenchidas, segundo a ordem de classificação, conforme o Item 5 do Edital.

Classificação e divulgação de resultados

Serão convocados para habilitação os 1.150 candidatos melhor classificados pelo ENEM, com médias superiores a zero nas provas objetivas e de redação. A primeira convocação ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2013. Em caso de não preenchimento das vagas, a UFOPA realizará outras 4 convocações, previstas em edital, até o preenchimento total, de acordo com o calendário constante no Anexo I. A relação dos classificados em cada convocação será divulgada pela Internet, no endereço www.ufopa.edu.br/psr2013.



Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário