quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa é eleito novo presidente do STF

Joaquim Barbosa é eleito novo presidente do STF

Filho de pai pedreiro e mãe dona de casa, batalhou muito e se esforçou nos estudos para conseguir seus objetivos

O ministro Joaquim Barbosa foi escolhido para presidir a mais alta Corte do País por sua competência ao longo de sua trajetória profissional. Dono de uma personalidade forte e ousada, Barbosa foi eleito no último dia 10 com nove dos 10 votos. O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito como vice com a mesma quantidade de votos. Por tradição do STF, os eleitos não votam em si mesmos.

A posse do novo ministro acontecerá após a aposentadoria de Carlos Ayres, que é o atual presidente.

Mineiro de Paracatu, 58 anos, Joaquim Benedito Barbosa Gomes é advogado, professor, jurista e magistrado brasileiro. Foi membro do Ministério Público Federal de 1984 a 2003; chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88); advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados-SERPRO (1979-84); oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia.

Relator do processo do mensalão, o ministro eleito está conseguindo corresponder às expectativas dos brasileiros com sua boa atuação a frente do caso.

Filho de pai pedreiro e mãe dona de casa, batalhou muito e se esforçou nos estudos para conseguir seus objetivos. Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele é, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).

Abidias Martins
Abi.dias@hotmail.com


Todo o conteúdo é de total responsabilidade do autor da matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário