sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prefeitos de 8 cidades se reúne em Lucas e debatem soluções para principais problemas.



Os prefeitos eleitos de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, de Sorriso, Dilceu Rossato, de Nova Mutum, Adriano, Trivelatto, de Tapurah, Luiz Eicchoff, de Ipiranga, Pedro Ferronato, de São José do Rio Claro, Natanael Casavechia e de  Ubiratã, Valdenir Santos, se reuniram, esta manhã, em Lucas, para discutir ações conjuntas a partir de janeiro, quando iniciam seus mandatos. O principal objetivo foi fortalecer a integração regional, sócio-econômico, política e troca de experiências para encaminhar soluções para problemas comuns nos setores de saúde e infra-estritura, por exemplo.


O prefeito de Lucas, Otaviano Pivetta, disse, ao Só Notícias, que uma das medidas será a "integração do sistema de saúde pelo consórcio Teles Pires, que permita solução dos problemas de menor complexidade com maior agilidade, bem como melhor prestação de serviço local".


Os prefeitos também vão cobrar, do governo estadual, gestão ambiental autônoma plena para que os municípios "tenham poder e responsabildades de autorizar o vetar ações na área ambiental. Ninguém melhor que o município para gerir as questões locais. É humanamente impossível, pelo tamanho do Estado, estar centralizadas em Cuiabá todas as decisões, como a emissão de licença para ser feito um poço artesiano, por exemplo. O município ficará com ônus e bônus desta questão, mas terá maior agilidade nas tomadas de decisões", acrescentou Pivetta.


O prefeito de Lucas também criticou o governo estadual por conta dos investimentos dos recursos do Fethab, que é destinado na habitação e infra-estrutura. "Há muito tempo não se vê para onde está indo o dinheiro. Nossa região que é maior contribuinte perdemos de vista os recursos deste fundo", cobrou. "Cada prefeito tem suas queixas em relação a melhorias em estradas de acessos a seus municípios", emendou.


Os gestores voltam a se reunir, no próximo dia 17, em Sorriso, para discutir a eleição da nova diretoria do Consórcio de Saúde Teles Pires, do Hospital Regional de Sorriso. Cada município encaminha pacientes para serem atendidos nesta unidade e, mensalmente, fazem repasses de verbas correspondentes a quantidade de pessoas atendidas.


Fonte: Só Notícias/Editoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário