quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sespa inicia ações para lembrar o Dia de Luta contra a Aids

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e as ações para a prevenção da doença e o estímulo à realização do teste rápido aumentaram a partir desta quinta-feira, 29, quando foi lançada oficialmente a campanha de 2012, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As atividades prosseguem nesta sexta-feira, 30, na Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia); no sábado pela manhã na Praça da República e, no período de 03 a 07 de dezembro, na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe).


O primeiro momento da programação aconteceu durante um seminário voltado para cerca de 60 gestantes acompanhadas pelos profissionais da Uremia, em Belém. A coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Deborah Crespo, explica que a iniciativa tem o propósito de detectar novos casos no Pará e chamar a atenção da população para a importância da prevenção. "Todos somos parceiros na luta contra o HIV. E as gestantes precisam fazer o teste para que, na ocorrência de infecção, não venham a transmitir o vírus para o bebê”.


O tema da campanha deste ano é “Faça o Teste da Aids. Não Fique na Dúvida. Fique Sabendo”, e de acordo o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, os “próximos dias serão de uma convocação mais firme para que todos prestigiem as atividades do Dia Mundial”. “É importante que as pessoas estejam envolvidas e não deixem de fazer o teste, pois estar com HIV não significa uma sentença de morte. Ainda que a doença não seja curável, os tratamentos disponíveis são eficazes se a pessoa adotar hábitos saudáveis e seguir, à risca, as orientações dos profissionais de saúde, sobretudo do infectologista”, acrescenta o secretário, durante a fala dirigida à platéia de gestantes.


O discurso de convencimento para que a população faça o teste passa pelo raciocínio de que “quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será para o cidadão portador do vírus, que poderá levar uma rotina normal, fazer planos para o futuro e praticar esportes como outra pessoa qualquer”. Para Deborah Crespo, a estratégia impõe ainda um desafio já previsto pelo Ministério da Saúde: atuar em situações inéditas que aparecem por conta dessa maior expectativa de sobrevida do paciente. E isso inclui os efeitos colaterais causados pelos medicamentos e doenças oportunistas que podem surgir, o que tem demandado reflexões dos profissionais do SUS para um serviço de saúde que dê conta em cuidar dessas pessoas por décadas.


A programação prossegue na manhã desta sexta-feira, 30, no salão de entrada da Uremia. No dia 1º de dezembro, equipes da Coordenação Estadual de DST/Aids e das duas unidades da Sespa estarão concentradas para a mobilização que acontecerá entre 8 e 12 horas, na Praça da República, onde haverá distribuição de folderes educativos, preservativos masculinos e femininos, orientações e realização de testes rápidos e os encaminhados que forem necessários.


A Uredipe, local de referência para tratamento de pacientes com HIV e outras doenças infecciosas, oferecerá testes rápidos no sábado, 1º de dezembro, na Praça da República. Entre 03 e 07 de dezembro, na sede da unidade no bairro do Telégrafo, em Belém, haverá, em parceria com a representação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), programação com exibição de filmes, distribuição de preservativos, oficina de arranjos natalinos e ginástica laboral, sempre a partir das 9h30.


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 29/11/2012 às 15:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário