segunda-feira, 28 de maio de 2012

Delegado é preso no Pará acusado de desvio de conduta...


A corregedoria da Polícia Civil, comandada pela Delegada Nilma Lima, detalhou, na manhã desta terça-feira (23), o motivo que levou à prisão do delegado lotado na 5ª Seccional Urbana da Marambaia, José Arinaldo Pantoja Assunção. Uma arma foi o suficiente para a polícia desconfiar do agente.

De acordo com Nilma, quando uma arma é apreendida pela polícia, ela é encaminhada para o IML (Instituto Médico Legal) para ser periciada e, depois, é anexada no processo da qual faz parte. Porém, o IML constatou que uma arma enviada pela delegacia da Marambaia estava sendo analisada novamente, mas desta vez, em outro processo. 'Então, concluímos que a arma, ao invés de ir para os autos do processo criminal, voltou para as ruas, para a prática de novos crimes', conta corregedora.

A Decrif (Divisão de Crimes Funcionais) investigou o delegado por três meses e, durante esse tempo, mais 15 armas desapareceram na Seccional da Marambaia. A polícia não quis revelar se há outros policiais envolvidos, mas ainda vai apurar informações para determinar se realmente existe um esquema criminoso na delegacia.

Por enquanto, José Assunção ficará detido na Penitenciária Coronel Anastácio Neves pelo menos até sexta-feira (26), para não atrapalhar nas investigações. A polícia abriu um procedimento administrativo contra o delegado, que deve responder, caso seja comprovada sua participação, por peculato e desvio de conduta.

Prisão - A prisão do delegado foi efetuada na tarde desta segunda-feira (22), na própria seccional, durante expediente. Depois, ele foi levado para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, onde foi submetido a exame de corpo de delito e passou a noite recolhido na Penitenciária Coronel Anastácio Neves, no distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará, destinada exclusivamente a servidores públicos que são presos em função de irregularidades no exercício de sua função.

Histórico - O delegado Arinaldo nunca assumiu cargos e nem funções de direção ou coordenação na Polícia Civil do Pará, onde trabalha há pelo menos 15 anos, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Atualmente, integra a Seccional da Marambaia como delegado de plantão há cerca de um ano.



Fonte: Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário