segunda-feira, 21 de maio de 2012

Madeira retirada de Belo Monte será fiscalizada.

Ibama finaliza Plano de Fiscalização em Belo MonteO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) finalizou o plano de fiscalização da retirada de madeira de Belo  Monte, que visa a supressão da floresta, o transporte e a comercialização da madeira.

A fiscalização vai acompanhar a extração do material das áreas a serem alagadas e a destinação correta do produto, com o objetivo de impedir a geração e comercialização de créditos fictícios de madeira para o mercado ou qualquer outro tipo de irregularidade.

Na semana passada foram feitas vistorias aéreas e terrestres nos sítios de construção da usina hidrelétrica Belo Monte por equipes de fiscalização do Ibama. A partir daí foi realizado o plano de fiscalização da exploração das Autorizações de Supressão da Vegetação na obra.

A ação visou a coleta de dados e imagens das rotas oficiais de escoamento de madeira e lenha, bem como pontos sensíveis para possíveis intervenções de infratores externos à obra.

Estão previstas vistorias técnicas em toda a madeira e lenha que for esplanada em pátios de estocagem para, posteriormente, serem gerados os créditos no sistema de Documento de Origem Florestal (DOF).

Após a inserção dos créditos no sistema, o empreendedor poderá receber o DOF para transportar o produto até o primeiro destino que irá beneficiar a madeira ou utilizar a lenha.

No momento do transporte, todas as cargas e destinos serão fiscalizados, com o objetivo de garantir que somente madeira e créditos legais saiam da obra para o mercado madeireiro.

Durante todo o processo de retirada e comercialização de madeira e lenha, serão feitas análises rotineiras de movimentação nos sistemas DOF e Sisflora, com o objetivo de analisar possíveis irregularidades praticadas quando a madeira ou lenha já estiverem no mercado.

(DOL, com informações da Ascom do Ibama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário