segunda-feira, 14 de maio de 2012

PF prende fiscais do Ibama acusados de cobrar propina de vice-prefeito.


A Polícia Federal de Sinop prendeu, ontem, dois fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles são acusados de cobrarem propina para liberar madeira extraída irregularmente em Cláudia (90 km de Sinop). O alvo da chantagem era o vice-prefeito do município, Gilmar Sokolovski. Depois de denúncia recebida, de que os servidores estariam cobrando propina para liberar madeira apreendida dentro da Operação Verdes Veredas, o Ibama de Sinop informou a Polícia Federal, que promoveu o flagrante com gravação de áudio e vídeo.

De acordo com informações da PF, os dois servidores presos estavam solicitando a quantia de R$ 20 mil para que parte da madeira apreendida pelo órgão ambiental nas últimas semanas na região do município, especificamente àquela de alto valor comercial, fosse desviada, serrada e beneficiada por uma madeireira da região, para posterior venda

Em razão da denúncia, os policiais federais se deslocaram até o município e instalaram uma câmera dentro do gabinete do prefeito e acabaram flagrando os dois servidores no momento em que solicitavam a quantia ao vice-prefeito. Os policiais deram voz de flagrante aos dois servidores do Ibama, conduzindo-os até a delegacia de Polícia Federal de Sinop.

Eles foram ouvidos e autuados pelo crime de corrupção passiva. Depois foram encaminhados ao Presídio Osvaldo Florentino, o “Ferrugem”, onde permanecerão à disposição da Justiça. O delegado da Polícia Federal, Rômulo Rodovalho Gomes, afirmou que os servidores podem pegar pena de dois a 12 anos de reclusão.

Por meio da assessoria, a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, declarou que o fato ocorrido em Cláudia será apurado com o rigor que o caso merece. “Não vamos tolerar esse tipo de conduta deplorável, que entristece e envergonha os demais servidores e a sociedade. Os servidores envolvidos no episódio serão submetidos a processo administrativo disciplinar que será instaurado pela Corregedoria e Presidência da autarquia, em que será garantido amplo direito a defesa e ao contraditório”.


Fonte:Noticias Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário