sexta-feira, 25 de maio de 2012

Municípios Verdes geram mais empregos no Pará.


O Pará é composto por 143 municípios e, destes, 91 integram o Programa Estadual Municípios Verdes, criado pelo Governo do Estado do Pará em março de 2011. Por meio do Convênio de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) vem analisando a situação dos empregos formais nestes municípios.

Os municípios representam cerca de 64% do total e são os seguintes: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Ananindeua, Anapu, Aurora do Pará, Aveiro, Bannach, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Cachoeira do Piriá, Canaã dos Carajás, Chaves, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Gurupá, Igarapé - Açu, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Itaituba, Itupiranga, Jacareacanga, Jacundá, Juruti, Mãe do Rio, Marabá, Medicilândia, Monte Alegre, Moju, Nova Ipixuna, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Pau D'Arco, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Ponta de Pedras, Porto de Moz, Prainha, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Salinópolis, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Senador José Porfírio, Soure, Tailândia, Terra Santa, Tomé-Açu, Trairão, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis, Uruará, Viseu, Vitória do Xingu e Xinguara.

No mês de abril desde ano, os 91 municípios fizeram 16.630 admissões e 13.499 desligamentos, registrando um saldo positivo de 3.131 postos. O destaque ficou com o setor da construção civil, que apresentou saldo positivo de 1.719 postos; seguido do comércio, com 563; do serviço, com 318; da agropecuária, com 242; do extrativo mineral, com 200; e da indústria de transformação, com 114.

Já nos primeiros quatro meses de 2012, foram feitas 69.227 contratações e 60.492 demissões, oque gerou um saldo positivo de 8.735 postos de trabalhos. O destaque foi para o setor da construção civil, com 5.368 e o negativo para a indústria de transformação, com a perda de 546 postos.

Dos 91 municípios, 59 apresentaram crescimento e 32 apresentaram queda na geração de empregos. O melhor colocado foi o município de Altamira, com 3.786 novos postos. E o pior colocado foi o município de Almeirim, com 752 postos.

Nos últimos 12 meses, foram feitas nos 91 municípios 213.634 contratações e 180.327 demissões, gerando um saldo positivo de 33.307 postos, com destaque para a construção civil, que apresentou saldo positivo de 14.979 postos.  Neste período, as análises mostram ainda que, de um total de 91 municípios verdes, 69 apresentaram crescimento e 22 apresentaram queda. O destaque positivo foi para Altamira, com 3.786 postos. Já o negativo foi Almeirim, com 752.

(DOL, com informações do Dieese/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário