domingo, 13 de maio de 2012

PENSAMENTOS PARA VOCÊS REFLETIREM. BOA LEITURA. EDCARLOS RIBEIRO


Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. (…) Como consequência, Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutistas como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.”

 

"Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser molestado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias, por qualquer meio de expressão". ( Art. 19o. da Declaração Universal dos Direitos do Homem - Dezembro de 1948 )

Pensamento Crítico
[ HOME ]
Existem produções intelectuais na forma de artigos e intervenções,
que embora elaboradas ou apresentadas há anos, sob conjunturas diferentes das atuais, mantêm sua atualidade.

As mudanças que ocorreram nessas duas últimas décadas nos países do socialismo real, além de reforçar debates que já vinham ocorrendo a partir da década de 60, recolocaram questões consideradas já solucionadas e/ou fizeram emergir novos problemas
nunca antes imaginados. (Neste último caso, as soluções apresentadas ora conflitam com as visões mais dogmáticas, ora se contrapõem às práticas mais acauteladoras em nome, ambas, de posturas consideradas "verdadeiramente revolucionárias").
Daí porque nesta página, ao lado de abordagens mais recentes, reproduziremos contribuições que apesar do ano em que foram escritas ou apresentadas e do epíteto de "superadas" que lhes queiram atribuir, são importantes para retomarmos algumas discussões sobre determinadas questões teóricas e por conseguinte, práticas.

Temas como socialismo e democracia, partido de quadros x partido de massa, estratégia e tática, os revolucionários e o parlamento burguês, questão nacional e internacionalismo, comunismo x social-democracia, revolução socialista, movimentos de libertação nacional... não são questões ultrapassadas, mesmo considerando a distância no tempo em que foram pela primeira vez colocadas em pauta.

"Toda a atividade prática da democracia social está dirigida no sentido de criar circunstâncias e condições que tornem possível e garantam uma transição (isenta de erupções convulsivas) da moderna ordem social para outra mais evoluída." (Bernstein)
                 
Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.

Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Tornou-se base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, segundo os autores dessas doutrinas.

No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo e o comunismo de conselhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário