quarta-feira, 23 de maio de 2012

PF faz operação para combater desmatamento em Roraima.


Agentes já prenderam 35 pessoas, entre servidores, madeireiros e consultores.

Operação da PF

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Salmo 96:12 para combater esquema de corrupção e fraudes armado para regularizar terras e autorizar a exploração madeireira em imensas áreas da Floresta Amazônica, em Roraima. Foram presas 35 pessoas, entre elas servidores de órgãos ambientais, madeireiros e consultores ambientais. No total, 115 pessoas devem ser indiciadas por envolvimento no esquema.

Segundo a PF, o prejuízo ao meio ambiente é incalculável, mas é possível dizer que a rede foi responsável por autorizar o desmatamento de área igual a 21 mil campos de futebol e a extração de 1,4 milhão de metros cúbicos de madeira, suficientes para fazer uma fila de São Paulo (SP) até Brasília (DF).

As investigações, que começaram há mais de um ano, detectaram irregularidades no Instituto Brasileiro de Meio ambiente (Ibama), Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Femarh). Foram identificados o envolvimento de 20 servidores desses órgãos, 20 madeireiros, quatro empresários do ramo de consultoria ambiental e mais de cem laranjas e familiares.

Os agentes da PF foram às ruas para cumprir 44 mandados de prisão, 11 mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão (quatro deles em órgãos públicos). A investigação também resultou em 18 afastamentos de funções públicas, 28 indisponibilidades de bens de pessoas físicas e 20 indisponibilidades de bens de pessoas jurídicas.

Os presos serão levados à Penitenciária Agrícola de monte Cristo, em Boa Vista. Eles serão indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, prevaricação, coação no curso do processo, violação de sigilo profissional, extração ilegal de madeira e usurpação de bens da União.

A operação se chama Salmo 96:12, em referência à preservação da natureza. Esse trecho da bíblia diz: “Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque”.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário