quarta-feira, 16 de maio de 2012

TSE defende liberdade de informação nas eleições.

Cármen Lúcia afirmou que as eleições devem ser muito rigorosas para garantir a ética, mas livres para a democracia

Marco Maia e a ministra Carmem Lúcia capa

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, defendeu nesta terça-feira, 15, liberdade total de expressão, inclusive nas redes sociais, e afirmou que os cidadãos têm o direito de receber informações sobre tudo o que se passa durante as campanhas eleitorais. “Não há menor possibilidade de se ter eleições livres sem que a imprensa atue igualmente de forma livre e que seja levada a todos os rincões do País”, disse ela na 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.

No início do mês, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, já tinha se manifestado a favor da liberdade ampla de imprensa durante um seminário internacional sobre o tema. “Onde for possível a censura prévia se esgueirar, se manifestar, mesmo que procedente do Poder Judiciário, não há plenitude de liberdade de imprensa”, disse. “A liberdade de imprensa ocupa, na Constituição, este pedestal de irmã siamesa da democracia”, completou.

Nesta terça, Cármen Lúcia afirmou que as eleições devem ser muito rigorosas para garantir a ética, mas extremamente livres para a democracia. “Ao cidadão, a palavra para que ele diga o que ele quer, como ele quer, do jeito que ele quer. E isso será respeitado. Afinal a Constituição Federal começa dizendo que a República Federativa do Brasil tem como fundamento a cidadania e a cidadania se exerce com liberdade, e a liberdade de expressão”, declarou a presidente do TSE durante uma conferência sobre liberdade de expressão e novas mídias realizada na Câmara.

A ministra chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, também defendeu a ampla liberdade de expressão durante a campanha, disse que não pode haver censura prévia e afirmou que a legislação não acompanhou o ritmo das mudanças promovido pelas novas mídias, como as redes sociais. Para Helena Chagas, a internet mudou completamente as vidas e as relações pessoais. “Mas as leis ainda não mudaram nessa mesma proporção. Ainda não acompanharam essa enorme mudança social recentíssima nas nossas vidas”, afirmou.

No mesmo diapasão, a ministra presidente do TSE emendou: “Nós temos 138 milhões de eleitores, todos com suas opiniões, querendo falar, podendo falar e a Constituição garante o direito de falar, o direito de se expressar”, afirmou. Autora de um voto no TSE favorável à liberação da comunicação no Twitter durante a pré-campanha, Cármen Lúcia disse que o uso das novas mídias será um dos principais desafios da eleição deste ano. Vencida no julgamento sobre o uso do Twitter, ela disse nesta terça que o papel da Justiça Eleitoral é punir excessos, abusos de poder, fraudes e corrupção. Mas nunca censurar. “Não vamos judicializar as campanhas eleitorais”, afirmou.

A presidente do TSE reconheceu que imagens podem ser construídas e destruídas por meio da divulgação de informações ou leituras equivocadas. No entanto, segundo ela, não cabe à Justiça Eleitoral fazer uma censura prévia. “A Justiça Eleitoral não tem que entrar na questão a não ser naquilo que foi judicializado, para dar cumprimento à Constituição e à lei no sentido de que as eleições tenham lisura, tranquilidade, eficiência, e legitimidade”, disse.

Fonte: Estadão



Fotos aéreas revelam extremos da paisagem da Islândia.

País tem de vulcões e águas termais a enormes geleiras.

Da BBC

Imagens feitas a quase 3 mil metros de altura pelo casal de fotógrafos Erlend e Orsolya Haarberg revelam os extremos da paisagem da Islândia.
Para fotografar de vulcões e águas termais à maior geleira da Europa, os dois escalaram montanhas, enfrentaram terrenos difíceis e viajaram em uma pequena aeronave.
'Tivemos de esperar dois meses por um dia que não estivesse nublado ou com chuva. Então, quando acordamos e vimos o sol, sabíamos que tínhamos que voar o mais rapidamente possível, antes que o tempo virasse', disse Orsolya, que é norueguesa.
Seu marido Erlend tirou as fotografias aéreas, enquanto ela guiava o piloto do fundo do avião. Em cinco horas no ar, eles cobriram o país inteiro.
'Foi uma programação apertada. Num minuto, estávamos fotografando uma erupção no vulcão Eyjafjallajökull, no próximo, estávamos sobrevoando a maior geleira da Europa, Vatnajökull.'

Relâmpagos em meio a uma nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull (Foto: Haarberg Photography/Barcroft Media)
O casal diz que tenta mostrar a Islândia de um ângulo que normalmente não é visto pelos turistas.
'As pessoas ficam impressionadas pelas imagens aéreas abstratas, provavelmente porque elas são quase alienígenas', diz Orsolya, que junto com o marido, acaba de publicar um livro de fotografias - Iceland: Land of Contrast (ou Islândia: Terra de Contrastes) - para documentar suas viagens pela Islândia.

Rio sinuoso cruza a praia de areias cinzas de Landeyjarsandur (Foto: Haarberg Photography/Barcroft Media)


Vencedora de prêmio mundial é escolhida em Santarém
Alunos votaram para escolher Ana Mollel como vencedora do prêmio mundial


Aluno da rede municipal vota para escolher personalidade.

Em Santarém, alunos de 119 escolas da rede municipal de ensino e de 4 escolas estaduais participaram da votação mundial Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança (WCPRC), edição 2012.

Através de 6.319 votos favoráveis, as crianças escolheram Ana Mollel, da Tanzânia, como a vencedora do prêmio mundial pela luta que ela desenvolve há mais de 20 anos em prol das crianças deficientes.  A candidata Ann Skelton, da África do Sul, que luta por mais de 20 anos pelos direitos das crianças afetadas pelo sistema judiciário, ficou com 3.536 votos e Sakena Yacoobi, do Afeganistão, que luta para proporcionar às crianças e mulheres afegãs o direito a educação, ficou com 3.191 votos.

Participaram da votação em Santarém 13.046 alunos, com idade entre 10 e 17 anos. As candidatas receberão quantias em dinheiro que serão aplicados na realização de suas respectivas em prol das crianças.

Atualmente, há 57.530 escolas Amigas Mundiais, com 27 milhões de alunos de 102 países.

O WCPRC é um programa de educação mundial que conecta pessoas de todos os lugares através do que elas têm em comum: a humanidade. É desenvolvido em Santarém pelo governo municipal através da Secretaria de Educação e Desporto (SEMED) e chegou à cidade por meio do Projeto Rádio pela Educação, indicado pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância.

ALUNOS DA ECONSOL PARTICIPAM DE PALESTRAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, da Prefeitura de Santarém, através do Telecentro de Informação e Negócios – TIN, iniciou na noite de ontem, 14/05, o ciclo de palestras sobre o Empreendedor Individual para os alunos da Escola da Economia Solidária – ECONSOL.

As palestras serão ministradas até o dia 18 de maio em pelo menos 10 (dez) bairros da cidade, nos pólos onde acontecem as aulas da ECONSOL, no horário de 19h às 21h, conforme o cronograma abaixo:

  DATA           HORA            ESCOLA MUNICIPAL         BAIRRO
14/05            19h00           Mário Imbiriba       Interventoria
20h00           São Francisco de Assis     São Francisco
15/05            19h00           Delano Riker           Elcione Barbalho
20h00           Dom Floriano         Maracanã I
16/05            18h00           Maria Amália          Mapiri
19h00           União Libertadora Santarenzinho
17/05            19h00           Sérgio Luiz Henn    Matinha
20h00           Frei Fabiano            Caranazal
18/05            19h00           Pe. Manuel Albuquerque           Santíssimo
20h00           Maria da Conceição Figueira     Jaderlândia
Para a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica e Social, Edna Reis, através das palestras, o governo municipal leva informações que ajudam esclarecer as dúvidas sobre essa nova modalidade de formalização. “É uma forma de orientar os alunos empreendedores que ainda atuam na informalidade, ou que, futuramente, desejam abrir seu próprio negócio”, expressou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes


Menores são apreendidos com 8 petecas de maconha.

Adolescentes são menores de 15, 16 e 17 anos

Droga foi encontrada na cueca de um dos acusados Santarém - Uma pessoa foi presa e três menores apreendidos no fim da tarde de ontem (15) acusados comercializar drogas próximo a escola Dom Tiago, no bairro do Santarenzinho.

Cerca de oito petecas de maconha foram apreendidas com os acusados. A droga estava escondida na cueca de Anderson Sousa, de 19 anos. Ele afirmou que havia encontrado o entorpecente jogado na rua e como é usuário teria juntado e guardado na roupa.

Todos foram levados para a delegacia.

Notapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário